Manual de Gerenciamento de Projetos da ANAC - ESPRO/SPI. ANAC 2013.
abstract   bibtex   
Em 13 de novembro de 2012 a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC – publicou a Instrução Normativa no 66, que instituiu o Programa de Fortalecimento Institucional – PFI, com o objetivo de aprimorar continuamente os processos organizacionais, assegurar a modernização da instituição e direcionar a implantação das diretrizes estratégicas da Agência. Dentre suas diretrizes o PFI adotou o reforço da gestão estratégica, por meio de diversos mecanismos, incluindo os projetos prioritários. Assim, em consonância com o referido programa publica-se o presente manual de gerenciamento de projetos, que constitui um importante marco na implementação do modelo de gestão da Agência. Como fundamento para o desenvolvimento desta metodologia, foram utilizados casos de sucesso no gerenciamento de projetos na Administração Pública brasileira e nas melhores práticas preconizadas pelo Guia PMBOK (atualmente em sua quinta edição), adequando-os à nossa realidade institucional. Assim, este manual visa apresentar os conceitos mais importantes para o gerenciamento de projetos na ANAC, além das boas práticas, processos, técnicas, ferramentas e artefatos adotados pela agência na gestão de seus projetos prioritários.
@misc{anac_manual_2013,
	title = {Manual de {Gerenciamento} de {Projetos} da {ANAC} - {ESPRO}/{SPI}},
	abstract = {Em 13 de novembro de 2012 a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC – publicou a Instrução Normativa no 66, que instituiu o Programa de Fortalecimento Institucional – PFI, com o objetivo de aprimorar continuamente os processos organizacionais, assegurar a modernização da instituição e direcionar a implantação das diretrizes estratégicas da Agência. Dentre suas diretrizes o PFI adotou o reforço da gestão estratégica, por meio de diversos mecanismos, incluindo os projetos prioritários. Assim, em consonância com o referido programa publica-se o presente manual de gerenciamento de projetos, que constitui um importante marco na implementação do modelo de gestão da Agência.
Como fundamento para o desenvolvimento desta metodologia, foram utilizados casos de sucesso no gerenciamento de projetos na Administração Pública brasileira e nas melhores práticas preconizadas pelo Guia PMBOK (atualmente em sua quinta edição), adequando-os à nossa realidade institucional. Assim, este manual visa apresentar os conceitos mais importantes para o gerenciamento de projetos na ANAC, além das boas práticas, processos, técnicas, ferramentas e artefatos adotados pela agência na gestão de seus projetos prioritários.},
	language = {pt},
	publisher = {Agência Nacional de Aviação Civil},
	author = {{ANAC}},
	year = {2013},
}

Downloads: 0