FAKE NEWS: A gameficação como ferramenta para a conscientização de Usuários de Aplicativos. Um Estudo Prático. Carreira, C. H. & Sirqueira, T. F. M. Caderno de Estudos em Engenharia de Software, 2021.
FAKE NEWS: A gameficação como ferramenta para a conscientização de Usuários de Aplicativos. Um Estudo Prático [pdf]Paper  abstract   bibtex   
O crescimento das tecnologias e ferramentas de comunicação tem promovido a comunicação instantânea e de fácil acesso por meio do compartilhamento rápido de notícias e informações. Hoje os acontecimentos do mundo podem ser acompanhados e divulgados em tempo real, ao mesmo tempo que facilita o acesso e o compartilhamento de inúmeras informações. Pessoas aproveitam esta facilidade de disseminação para compartilhar notícias falsas e infundadas para beneficiar ou prejudicar um determinado grupo. Com o surgimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC), a disseminação de conteúdo falso tomou outra proporção, especialmente com as novas mídias sociais como Facebook, Instagram, Whatsapp, Twitter, Reddit que muitas vezes cobrem globalmente notícias de informações falsas. Essas informações podem culpar pessoas inocentes ou desestabilizar economicamente organizações e países. Diante de um mundo repleto de informações e pouco pensamento crítico, a busca pela qualidade é de grande importância. Se por um lado qualquer pessoa pode acessar, gerar e compartilhar conteúdo, por outro, pode utilizar informações incorretas ou mesmo ser vítima de notícias falsas ou questionáveis. Este trabalho consiste no estudo de elementos e componentes ultilizados na gameficação, e como ferramenta desse estudo foi desenvolvido um aplicativo educacional para ensinar as pessoas sobre notícias falsas, seus malefícios e como identificá-las, o aplicativo tem como objetivo alertar as pessoas sobre esse tema que vem sendo cada vez mais discutido, não é o foco desse trabalho ser um classificador de notícias e as notícias que foram utilizadas durante todo o desenvolvimento do projeto, foram verificadas por agências de fact-checking que verificam se a noticia é falsa ou não.

Downloads: 0