Utilizando sensores como tecnologia a serviço da prevenção de acidentes envolvendo vazamento de Gás GLP: Aplicação 'vazou!'. Um estudo prático. Carreira Júnior, C. H. & Sirqueira, T. F. M. Caderno de Estudos em Engenharia de Software, 2021.
Utilizando sensores como tecnologia a serviço da prevenção de acidentes envolvendo vazamento de Gás GLP: Aplicação 'vazou!'. Um estudo prático [pdf]Paper  abstract   bibtex   
É inegável que o gás (GLP) é vital para o comércio, transporte, agronegócio e residências para diversos fins, por ser combustível e ter ampla utilização no Brasil, um possível vazamento pode colocar em risco a vida das pessoas que estão nas proximidades, gerando prejuízos à saúde e econômicos. Acidentes como explosões, incêndios e asfixia são os casos mais comuns, portanto, um sistema de detecção é fundamental para ajudar na prevenção desses casos e na proteção das pessoas (MOREIRA, 2015). Este artigo consiste no desenvolvimento de um sistema que previne acidentes envolvendo vazamentos de gás (GLP) através do monitoramento de vazamentos por hardware, como sensores, emissores e software como serviços que recebe as informações capturadas pelos sensores e notifica as pessoas responsáveis. A ideia do sistema é identificar e alertar aos responsáveis sobre qualquer ambiente monitorado onde esteja ocorrendo algum vazamento, ajudando assim a prevenir acidentes que possam ocorrer com vazamentos de gás. Como resultado a aplicação demonstrou satisfatória em ambientes controláveis, notificando quando ocorre um vazamento.

Downloads: 0