Uma Abordagem para Publicação de Dados de Proveniência de Workflows Científicos na Web Semântica. Castro, R., Souza, R., Silva, V., Ocaña, K., Oliveira, D. D., & Mattoso, M. In Proceedings of the XXX Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, pages 111–116.
Uma Abordagem para Publicação de Dados de Proveniência de Workflows Científicos na Web Semântica [pdf]Paper  abstract   bibtex   
A cada ano, cresce o volume de dados de proveniência coletados por meio da execução de simulações computacionais modeladas como workflows científicos. Tais dados auxiliam a reprodutibilidade das simulações e oferecem maior confiabilidade aos resultados. Apesar de essas simulações produzirem dados de proveniência que são enriquecidos com dados de domínio, eles são comumente armazenados em bancos de dados privados aos quais um número restrito de cientistas tem acesso. Isso reduz a capacidade analítica e a possibilidade de se inferir conhecimento a partir dos dados. No entanto, as tecnologias de Web Semântica (WS) conseguem facilitar o acesso público a dados na Web de forma estruturada, padronizada, aberta e interoperável. Neste artigo, propomos a adoção de tais tecnologias para publicar dados de proveniência de workflows na WS, além de propor uma nova ontologia. A exemplificação da abordagem é baseada em um estudo de caso real na área de bioinformática.

Downloads: 0