O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM PEDAGOGIA. Corrêa Júnior, V. J. & Raabe, A. L. A. Revista Contrapontos, 20(1):226–250, 2021.
O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM PEDAGOGIA [link]Paper  doi  abstract   bibtex   
Este artigo é parte de uma tese de doutorado em andamento, na qual se defende a importância de se promover a inserção do Pensamento Computacional nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, dado que este se faz presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e esta, por sua vez, a partir da Resolução 02/2019 do Conselho Nacional de Educação, constitui-se no elemento norteador dos currículos de formação dos professores da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e, quanto à sua tipologia, constitui-se como empírica (Estudo de Caso) e documental, tendo como método a análise de conteúdo. As evidências obtidas por meio de uma intervenção junto a licenciandos do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí, por meio de oficinas pedagógicas, indicam que é possível e viável a proposição de atividades com o objetivo de desenvolver o Pensamento Computacional para este público.
@article{correa_junior_o_2021,
	title = {O {PENSAMENTO} {COMPUTACIONAL} {NA} {FORMAÇÃO} {DO} {LICENCIANDO} {EM} {PEDAGOGIA}},
	volume = {20},
	copyright = {http://creativecommons.org/licenses/by/4.0},
	issn = {1984-7114, 1519-8227},
	url = {https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/16137},
	doi = {10.14210/contrapontos.v20n1.p226-250},
	abstract = {Este artigo é parte de uma tese de doutorado em andamento, na qual se defende a importância de se promover a inserção do Pensamento Computacional nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, dado que este se faz presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e esta, por sua vez, a partir da Resolução 02/2019 do Conselho Nacional de Educação, constitui-se no elemento norteador dos currículos de formação dos professores da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e, quanto à sua tipologia, constitui-se como empírica (Estudo de Caso) e documental, tendo como método a análise de conteúdo. As evidências obtidas por meio de uma intervenção junto a licenciandos do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí, por meio de oficinas pedagógicas, indicam que é possível e viável a proposição de atividades com o objetivo de desenvolver o Pensamento Computacional para este público.},
	number = {1},
	urldate = {2025-04-29},
	journal = {Revista Contrapontos},
	author = {Corrêa Júnior, Valdir José and Raabe, André Luis Alice},
	year = {2021},
	keywords = {Computação na Educação Básica, Pedagogia, Pensamento Computacional},
	pages = {226--250},
}

Downloads: 0