Desenvolvimento de uma Plataforma para Manipulação e Análise de Dados de Programas Sociais do Governo Federal. de Paiva Macedo, S. & Sirqueira, T. F. M. Caderno de Estudos em Sistemas de Informação, 2019.
Desenvolvimento de uma Plataforma para Manipulação e Análise de Dados de Programas Sociais do Governo Federal [pdf]Paper  abstract   bibtex   
O trabalho desenvolvido tem como objetivo auxiliar os profissionais da área de economia na coleta e análise dos dados liberados pelo Governo Federal, no âmbito do Programa de Dados Abertos (PDA), focando mais especificamente nas bases dos programas sociais vinculados ao Cadastro Único (CadÚnico). A plataforma desenvolvida, foi denominada de “Social Program Analysis Platform” ou simplesmente “PSPA”, e busca ser uma solução que facilite a coleta e descoberta das informações das bases do PDA por economistas, fornecendo filtros passiveis de customização e adaptados aos dados a serem manipulados dentro da plataforma. Com isso, busca-se com essa solução agilizar e dar mais confiabilidade na extração de amostras para estudos, além de otimizar o processo que em muitos casos e feita de forma manual. Além disso, como a base de dados é bastante extensa e fornecida na maioria dos casos em formato de texto simples ou CSV, seu uso pela maioria das ferramentas de estatística demanda um trabalho extra, dado que esses softwares estatísticos são genéricos e não oferecem os recursos de coleta e armazenamento dos dados em sistemas gerenciadores de banco de dados.

Downloads: 0