Automação Residencial como Ferramenta de Acessibilidade. Gomes, W. J. & Sirqueira, T. F. M. Caderno de Estudos em Sistemas de Informação, 2020.
Automação Residencial como Ferramenta de Acessibilidade [link]Paper  abstract   bibtex   
Conforme Amiralian et al. (2000), uma deficiência é qualquer perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatómica, sendo uma das mais comuns as deficiências visuais. Por isso, este trabalho trata da automação residencial como uma ferramenta de acessibilidade em uma casa para os deficientes visuais. Durante o trabalho, foi feita uma revisão bibliográfica, apresentando as tarefas relacionadas, uma base teórica, os conceitos básicos sobre acessibilidade e, posteriormente, as soluções tecnológicas aplicáveis para criar a automação residencial, dadas a título de exemplo. Utilizando a planta de uma residência, foi demonstrado o equipamento necessário de automação residencial para fazer a casa dos deficientes visuais aceder aos seus residentes. Em suma, foi utilizado um conjunto distinto de equipamentos de automação residencial, detalhando o projecto técnico e a sua implementação.
@article{welberthtccuniacademia,
	title = "Automação Residencial como Ferramenta de Acessibilidade",
	author = "Gomes, Welberth José and Sirqueira, Tassio Ferenzini Martins",
	journal = "Caderno de Estudos em Sistemas de Informação",
	volume = 7,
	number = 1,
	year = 2020,
	issn = "2446-6204",
	url = "https://www.researchgate.net/publication/343449620_Automacao_Residencial_como_Ferramenta_de_Acessibilidade",
	abstract = "Conforme Amiralian et al. (2000), uma deficiência é qualquer perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatómica, sendo uma das mais comuns as deficiências visuais. Por isso, este trabalho trata da automação residencial como uma ferramenta de acessibilidade em uma casa para os deficientes visuais. Durante o trabalho, foi feita uma revisão bibliográfica, apresentando as tarefas relacionadas, uma base teórica, os conceitos básicos sobre acessibilidade e, posteriormente, as soluções tecnológicas aplicáveis para criar a automação residencial, dadas a título de exemplo. Utilizando a planta de uma residência, foi demonstrado o equipamento necessário de automação residencial para fazer a casa dos deficientes visuais aceder aos seus residentes. Em suma, foi utilizado um conjunto distinto de equipamentos de automação residencial, detalhando o projecto técnico e a sua implementação."
}

Downloads: 0