De Chernobyl a Fukushima: os impactos dos danos ambientais nos direitos das crianças. Martuscelli, P. N. Estudos internacionais: revista de relações internacionais da PUC Minas, 3(2):225–246, September, 2016.
Paper abstract bibtex Derramamentos nucleares apresentam danos para o meio ambiente e para os seres humanos, principalmente para grupos tidos como vulneráveis pela comunidade internacional como as crianças. Utilizando a convergência entre a proteção dos direitos ambientais e dos direitos das crianças, este trabalho analisa os impactos de acidentes nucleares com causas antrópicas (excluindo o uso de armas e liberações radioativas fora de usinas nucleares) no meio ambiente e suas consequências para os direitos das crianças, com o estudo dos casos de Chernobyl (por ser o mais emblemático) e de Fukushima (por ser o mais recente). Também foca-se como a comunidade internacional (Estados, organizações internacionais e da sociedade civil) reagiu a isso, de modo a ressaltar que os aprendizados realizados após Chernobyl foram aplicados para responder a Fukushima, o que possibilitou que menos crianças tivessem seus direitos violados. Dessa forma, pretende-se diversificar os temas estudados nas Relações Internacionais e contribuir para estudos nas áreas de direitos humanos e segurança nuclear.
@article{martuscelli_chernobyl_2016,
title = {De {Chernobyl} a {Fukushima}: os impactos dos danos ambientais nos direitos das crianças},
volume = {3},
copyright = {Direitos autorais 2016 Estudos internacionais: revista de relações internacionais da PUC Minas},
issn = {2317-773X},
shorttitle = {De {Chernobyl} a {Fukushima}},
url = {http://periodicos.pucminas.br/index.php/estudosinternacionais/article/view/10735},
abstract = {Derramamentos nucleares apresentam danos para o meio ambiente e para os seres humanos, principalmente para grupos tidos como vulneráveis pela comunidade internacional como as crianças. Utilizando a convergência entre a proteção dos direitos ambientais e dos direitos das crianças, este trabalho analisa os impactos de acidentes nucleares com causas antrópicas (excluindo o uso de armas e liberações radioativas fora de usinas nucleares) no meio ambiente e suas consequências para os direitos das crianças, com o estudo dos casos de Chernobyl (por ser o mais emblemático) e de Fukushima (por ser o mais recente). Também foca-se como a comunidade internacional (Estados, organizações internacionais e da sociedade civil) reagiu a isso, de modo a ressaltar que os aprendizados realizados após Chernobyl foram aplicados para responder a Fukushima, o que possibilitou que menos crianças tivessem seus direitos violados. Dessa forma, pretende-se diversificar os temas estudados nas Relações Internacionais e contribuir para estudos nas áreas de direitos humanos e segurança nuclear.},
language = {Português},
number = {2},
urldate = {2016-11-01TZ},
journal = {Estudos internacionais: revista de relações internacionais da PUC Minas},
author = {Martuscelli, Patrícia Nabuco},
month = sep,
year = {2016},
keywords = {Crianças. Chernobyl. Fukushima. acidentes nucleares. direitos da criança. direitos ambientais.},
pages = {225--246}
}