Rumo à securitização das migrações nas américas? perspectivas da América Latina e do Sul. Martuscelli, P. N. Revista da Escola de Guerra Naval, 22(1):115–142, August, 2016.
Rumo à securitização das migrações nas américas? perspectivas da América Latina e do Sul [link]Paper  abstract   bibtex   
Este trabalho, a partir das teorias de securitização da Escola de Copenhagen, analise se houve a securitização das migrações na América Latina, com especial ênfase na América do Sul. Para isso, são revisadas as principais teorias sobre migração e segurança e são analisados documentos regionais que abordam o tema. Este estudo se justifica por causa do aumento da ênfase na questão imigratória, principalmente considerando a agenda do candidato Donald Trump às eleições norte-americanas. O artigo conclui que, apesar da forte tendência securitária presente nos Estados Unidos da América, houve apenas politização das migrações, mas não a securitização desse tema na agenda latino-americana, com sua discussão permanecendo na seara dos direitos humanos e não nos debates de segurança.
@article{martuscelli_rumo_2016,
	title = {Rumo à securitização das migrações nas américas? perspectivas da {América} {Latina} e do {Sul}},
	volume = {22},
	copyright = {Direitos autorais 2016 CAPA - REVISTA DA EGN},
	issn = {2359-3075},
	shorttitle = {Rumo à securitização das migrações nas américas?},
	url = {http://jmksistemas.com.br/ojs/index.php/revistadaegn/article/view/215},
	abstract = {Este trabalho, a partir das teorias de securitização da Escola de Copenhagen, analise se houve a securitização das migrações na América Latina, com especial ênfase na América do Sul. Para isso, são revisadas as principais teorias sobre migração e segurança e são analisados documentos regionais que abordam o tema. Este estudo se justifica por causa do aumento da ênfase na questão imigratória, principalmente considerando a agenda do candidato Donald Trump às eleições norte-americanas. O artigo conclui que, apesar da forte tendência securitária presente nos Estados Unidos da América, houve apenas politização das migrações, mas não a securitização desse tema na agenda latino-americana, com sua discussão permanecendo na seara dos direitos humanos e não nos debates de segurança.},
	language = {Português},
	number = {1},
	urldate = {2016-11-01},
	journal = {Revista da Escola de Guerra Naval},
	author = {Martuscelli, Patrícia Nabuco},
	month = aug,
	year = {2016},
	pages = {115--142},
}

Downloads: 0