SciAgile: Aplicação de metodologias ágeis em experimentos científicos baseados em simulação. Romeiro, A., Ocaña, K., Kalinowski, M., & De Oliveira, D. In CIbSE 2017 - XX Ibero-American Conference on Software Engineering, pages 15-28, 2017.
SciAgile: Aplicação de metodologias ágeis em experimentos científicos baseados em simulação [pdf]Author version  abstract   bibtex   
Muitos dos riscos envolvidos no desenvolvimento de software tem associação com requisitos voláteis. Tal volatilidade motivou a criação e a adoção de metodologias ágeis, que hoje são uma realidade nas organizações. A volatilidade dos requisitos também pode ser encontrada na pesquisa científica, que cada vez mais depende de complexas simulações computacionais. Tal como software comercial, o software científico, sua execução e a análise dos resultados precisam ser compreensíveis, passíveis de reprodução e livres de defeitos. Como requisitos de experimentos científicos também são comumente voláteis, resolvemos investigar se as metodologias ágeis podem também ser aplicadas neste contexto. Esse artigo apresenta uma abordagem, denominada SciAgile, que aplica uma série de práticas ágeis no ciclo de vida de experimentos científicos. Para avaliar a proposta, realizamos um estudo experimental que envolveu a aplicação da abordagem SciAgile na gerência de experimentos. Resultados fornecem indícios que a adoção das práticas ágeis propostas pode ajudar a melhorar o processo de experimentação científica in silico.

Downloads: 0