Projecto AMOS - serviço de previsão para suporte à navegação e atividade portuária. Silva, A., Leitão, J., C., Galvão, P., Leitão, P., C., Malhadas, M., S., Santos, H., & Rodrigues, J. In 4ª Jornadas de Engenharia Hidrográfica, pages 21-24, 2016.
Projecto AMOS - serviço de previsão para suporte à navegação e atividade portuária [pdf]Paper  abstract   bibtex   1 download  
No âmbito do projeto AMOS foi desenvolvido um sistema de previsão para suporte às diferentes atividades costeiras como por exemplo, entre outras, a navegação, a atividade portuária ou a gestão de sistemas de tomada e rejeição de água. Este sistema através de um único ponto de acesso (portal do projeto AMOS, http://amos.hidromod.com/) disponibiliza de forma condensada previsões atmosféricas, ondas, correntes e alertas de navegação. Adicionalmente são apresentados alertas de tempestade calculados com base nas previsões disponíveis. Num segundo nível os utilizadores podem explorar previsões numéricas e dados medidos (deteção remota e boias) na forma de gráficos XY (modelo vs. medidas) e campos de vetores e escalares. O utilizador tem também acesso a relatórios de validação quantitativa produzidos de forma regular. O backoffice do sistema segue uma arquitetura cliente servidor o que permite disseminar os outputs do projeto AMOS de forma muito eficiente. Os resultados do sistema conseguem chegar às salas de operação dos portos, às pontes dos navios (via o sistema Navtor) ou ao bolso do trabalhador de um porto via uma aplicação mobile.

Downloads: 1