Um estudo das contribuições do hipertexto para o fluxo da informação em meio eletrônico. Silvia, Mascarenhas, F., Santos, & dos, R.&nbsp;N.<nbsp>M. Biblios : Revista Electrónica de Bibliotecología, Archivología y Museología, 7(24):84--98, 2006.
Um estudo das contribuições do hipertexto para o fluxo da informação em meio eletrônico [link]Paper  abstract   bibtex   
Trabalho que relaciona historicamente, conceitualmente e tecnicamente o hipertexto no fluxo informacional eletrônico. Inicia discutindo o retrospecto histórico a partir de uma perspectiva que considera-o como parte do processo evolutivo de registro e disseminação do conhecimento, posição esta discordante de autores que defendem o caráter visionário atribuído a Vannevar Bush, assim, a outros nomes importantes como Paul Otlet são atribuídos os primeiros discursos conceituais que se aproximavam daquilo que posteriormente concretizaria o hipertexto. Aborda-se ainda a importância do hipertexto como um recurso que possibilita uma maior relação entre os usuários e os estoques de conhecimento e apresenta algumas das suas características mais importantes como a interatividade. Prossegue apresentando sucintamente uma análise bibliométrica da produção científica da área da Ciência da Informação sobre o hipertexto feita a partir de periódicos brasileiros e bases de dados internacionais delimitados aos anos de 1990 a 2002, os resultados obtidos foram publicados em periódico especializado da área. Debate-se ainda a relação de uso dos recursos hipertextuais nos processos da informação (construção, comunicação e uso) apresentando uma revisão da literatura que inclui, além de debates conceituais, relatos de experiências utilizando-se o hipertexto. E conclui-se sistematizando o conteúdo apresentado.
@article{ silvia_um_2006,
  title = {Um estudo das contribuições do hipertexto para o fluxo da informação em meio eletrônico},
  volume = {7},
  url = {http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2152101},
  abstract = {Trabalho que relaciona historicamente, conceitualmente e tecnicamente o hipertexto no fluxo informacional eletrônico. Inicia discutindo o retrospecto histórico a partir de uma perspectiva que considera-o como parte do processo evolutivo de registro e disseminação do conhecimento, posição esta discordante de autores que defendem o caráter visionário atribuído a Vannevar Bush, assim, a outros nomes importantes como Paul Otlet são atribuídos os primeiros discursos conceituais que se aproximavam daquilo que posteriormente concretizaria o hipertexto. Aborda-se ainda a importância do hipertexto como um recurso que possibilita uma maior relação entre os usuários e os estoques de conhecimento e apresenta algumas das suas características mais importantes como a interatividade. Prossegue apresentando sucintamente uma análise bibliométrica da produção científica da área da Ciência da Informação sobre o hipertexto feita a partir de periódicos brasileiros e bases de dados internacionais delimitados aos anos de 1990 a 2002, os resultados obtidos foram publicados em periódico especializado da área. Debate-se ainda a relação de uso dos recursos hipertextuais nos processos da informação (construção, comunicação e uso) apresentando uma revisão da literatura que inclui, além de debates conceituais, relatos de experiências utilizando-se o hipertexto. E conclui-se sistematizando o conteúdo apresentado.},
  number = {24},
  urldate = {2010-02-26TZ},
  journal = {Biblios : Revista Electrónica de Bibliotecología, Archivología y Museología},
  author = {Silvia, Fábio Mascarenhas and Santos, Raimundo Nonato Macedo dos},
  year = {2006},
  pages = {84--98}
}

Downloads: 0