NoSQL e a Importância da Engenharia de Software e da Engenharia de Dados para o Big Data. Sirqueira, T. & Dalpra, H. In Anais da 37 JAI – Jornadas de Atualização em Informática, 1, pages 58-98. SBC, Natal, RN, Brasil, 2018.
NoSQL e a Importância da Engenharia de Software e da Engenharia de Dados para o Big Data [pdf]Paper  doi  abstract   bibtex   
O mundo vem produzindo uma grande quantidade de dados atualmente. Com a internet das coisas, temos uma rede de dispositivos capazes de coletar, transmitir e processar dados e com essa grande quantidade de dados, o armazenamento e processamento destes é o novo desafio. Os bancos de dados relacionais vêm sendo utilizados por grandes corporações, entretanto, a produção elevada de dados imputam, aos bancos relacionais, dificuldades de escalabilidade e performance, considerando o respeito as propriedades ACID e as formas normais. Atualmente já trabalhamos com dados, muitas vezes sem estrutura fixa, o que culmina no uso de sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBDs) não relacionais, também conhecidos como SGDBs NoSQL. Para melhor compreensão dessa mudança de paradigma, é necessário a caracterização destes dados, extraindo as principais características e definindo quando deve-se utilizar um SGBD relacional ou um NoSQL. Esse trabalho visa explicar as principais características dos bancos de dados NoSQL e miscigenando, teoria e prática, criar uma aplicação CRUD, utilizando a linguagem de programação Java, que utilize o MongoDB, um dos principais SGBDs NoSQL do mercado. Também serão abordados os novos perfis dos engenheiros de software e de dados, e o que o Big Data representa de rompimento, frente a paradigmas já consolidados.

Downloads: 0